Os principais produtos que fazem parte desta família são:
Metal utilizado em uma série de aplicações em tecnologia de ponta a apresentam como características principais a resistência à corrosão aliado à sua resistência mecânica. Suas baixas densidades são determinantes na escolha de suas ligas que são bastante resistentes mecanicamente em temperaturas ambientes além de possuírem boa ductibilidade e boas usinabilidade e forjabilidade. Entre suas várias aplicações são citadas como componentes de turbinas, vasos de pressão aeroespaciais, carcaça de submarinos, implantes e próteses, etc.
Nióbio e suas ligas tem sido utilizadas em muitas aplicações industriais que incluem elementos de liga, aplicações de supercondutividade, rebites para aviões e principalmente em processos químicos devido apresentarem excelentes propriedades de resistência à corrosão em ambientes com ácidos clorídrico, nítrico, sulfúrico, crômico, orgânicos, sais e metais líquidos.
Um dos metais avaliados que possui maior resistência à corrosão. Enquanto que a sua resistência ao ataque ácido é comparável ao do vidro e da platina, é muito menos susceptível à ruptura, tem uma maior transferência de calor e que o vidro é muito menos dispendioso do que platina. Utilizado filamentos, condensadores, ácidos concentrados, implantes, instrumentos cirúrgicos etc.