Os Aços Inoxidáveis Austeníticos são preferencialmente utilizados em situações onde se exige maior resistência à corrosão. Podem também ser utilizados em aplicações onde são exigidas boa resistência mecânica e ao calor, além da resistência à corrosão, em algumas aplicações. São aços não magnéticos e não endurecíveis por tratamentos térmicos.
Empregos típicos são apresentados a seguir:
Pelo seu teor mais baixo de Carbono, é menos suscetível à corrosão intercristalina. Aplicações em equipamentos de processamento de alimentos, recipientes criogênicos.
Boas resistências mecânicas e a oxidação a altas temperaturas. Utilizados em atmosferas sulfurosas, em equipamentos para indústria química, peças para fornos, estufas, bombas etc.
AISI 310 - Resiste à oxidação até temperaturas de 1050 ̊C a 1100 ̊C e boa estabilidade à temperatura de soldagem. Peças de fornos, estufas, eletrodos de solda, etc.
AISI 316 –Melhor resistência a corrosão química: equipamentos para indústria química e de papel e celulose.
Melhora a resistência à temperatura e a estabilidade à temperatura de soldagem: equipamentos para indústria química e de papel e celulose.
Sua resistência à temperatura e propriedades mecânicas é melhorada pela adição de Ti. Utilizado em equipamentos na indústria Petróleo.
Com elevado teor de Mo e Mn, possui melhor resistência à corrosão que o 316 e 316L. Aplicações em peças para plataformas de prospecção e na indústria do papel e celulose.
Aço estabilizado com Ti, aumenta a resistência a corrosão intercristalina durante o processo de soldagem e em serviços de altas temperaturas evitando a precipitação de Carbetos. Indicado para aplicações que exigem soldagem e equipamentos sujeitos a aquecimentos intermitentes entre 425 ̊C e 900 ̊C.
Com adição de Nb e Ta que aumentam a resistência à corrosão intergranular. Também utilizado na fabricação de equipamentos sujeitos a temperaturas intermitentes e que requerem soldagem no processo de fabricação.
Seu elevado teor de Ni (25%) e Cr (21%), faz com que seja utilizado principalmente na indústria do papel e celulose, na fabricação de tanques e dutos de armazenamento para ácido sulfúrico e fosfórico.
Aço inoxidável austenítico, com uma excelente resistência à corrosão ao ácido sulfúrico aquecido e outros ambientes agressivos como gases de combustão. É utilizado em processamento de alimentos, indústria farmacêuticas e também trocadores de calor.